Metodologia da Pesquisa
Ao iniciar a leitura pude observar logo na Apresentação que essa disciplina aborda questões referentes ao conhecimento científico e outras formas de conhecimento, bem como os métodos usados por eles.
Chamou-me bastante atenção quando o texto abordou que pesquisar é apaixonante, envolvente, nos faz sentir útil como ser humano e realizado como futuro professor.
É muito importante aprender a fazer pesquisa, pois o professor é um pesquisador, um profissional da reconstrução do conhecimento. O professor deve sempre buscar inovações para enriquecer o seu método de ensino-aprendizagem. Somente faz o aluno aprender, o professor que bem aprende. Isso é evidente, pois temos prova real disso nas nossas oficinas da Faculdade, se não conhecemos e aprendemos realmente o assunto, não conseguimos passar com clareza aos nossos colegas e com isso, eles não entendem e não aprendem nada.
Acredito que um bom professor ao escolher um determinado tema para ser trabalhado em sala de aula, deverá pesquisar fazendo uma avaliação se vai ser enriquecedor para o conhecimento e para a vida do aluno. Conhecendo o aluno, ele deverá pesquisar a melhor forma de abordar determinado assunto para obter resultados positivos no ensino-aprendizagem.
É certo que, a aprendizagem adequada é aquela realizada dentro do processo de pesquisa do professor, no qual o professor e o aluno aprendem, sabem pensar e aprendem a aprender.
Adorei fazer a leitura e reflexão da Apresentação desse Guia de Estudos, pois aborda de forma clara, simplificada e abrangente sobre o conteúdo a estudar. Deixando-me curiosa e apaixonada pela disciplina, mesmo antes de conhecê-la realmente.
Em seguida são apresentados os aspectos conceituais, o qual traz na introdução, o que vem a ser metodologia científica. A referente disciplina traz vários conceitos novos os quais utilizaremos ao longo da nossa vida acadêmica e na atuação profissional.
Confesso que desde criança, tudo que envolve ciência me atrai, considero muito interessante e acredito que todo profissional deve ter o espírito científico, o que implicará este a ser dinâmico, crítico, a fazer pesquisa, investigação e novas descobertas.
Os textos além de apresentarem conceitos, questões históricas e normas para elaboração de trabalhos científicos, buscam introduzir uma nova forma de pensar sobre a construção do conhecimento, de questionar informações que recebemos no dia-a-dia.
Sabemos que o homem é um ser que faz questionamentos existenciais e tenta interpretar a si e ao mundo em que vivem atribuindo-lhes significados. Cria representações significativas da realidade as quais chamamos de conhecimento.
Penso que o conhecimento é algo que todos necessitam, é fundamental na vida do homem, pois torna a vida mais aceitável e afetiva. Ele só se torna possível por meio da interação com a realidade. Adquirir o conhecimento é fundamental para que o indivíduo não seja oprimido, pois da mesma forma que o conhecimento liberta ele também oprime.
A ciência é um conjunto de conhecimentos sobre fatos e aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa.
Então, é fundamental conhecer a ciência, pois assim ela nos ajudará a entender com clareza os acontecimentos do universo, que muitas vezes são de difícil compreensão. Sem a ciência o homem não teria consciência de si e dos múltiplos acontecimentos à sua volta.
Existem vários tipos de conhecimentos que busca compreender e explicar a realidade. Assim o conhecimento pode ser do tipo senso comum, científico, filosófico ou teológico.
O que considerei de mais fácil entendimento, foi o conhecimento popular ou senso comum. Este é adquirido através de gerações, no contato direto e diário com a realidade, de acordo com as crenças e culturas. O conhecimento popular constitui-se na base da qual se constrói a ciência.
Todas as pessoas possuem de certa forma algum tipo de conhecimento popular independente de estudos, conseguido na vida cotidiana com tanta naturalidade que às vezes não tem consciência que possuem tanta sabedoria.
Outro conhecimento que também merece destaque é o conhecimento científico que surgiu no século XVII, com a constituição da modernidade. Este difere do conhecimento popular, pois além de aprender os fenômenos, os explica, buscando também analisar, desdobrar, justificar, induzir e aplicar leis, predizer com segurança eventos futuros. O conhecimento científico não é adquirido por todos os seres humanos de qualquer nível cultural como o popular. Ele é adquirido por especialistas das diversas áreas da ciência.
Considerei muito interessante estudar os diversos tipos de pesquisa. Contemplando o método científico as técnicas de pesquisas, aprendemos a lidar com as questões do cotidiano profissional. É preciso lembrar que a técnica e conhecimento científico, estão à disposição de nós estudantes e dos profissionais, porém, temos que saber melhor dominá-las e aproveitá-las.
Finalmente, chegou a hora tão esperada, de aprender a elaborar trabalhos científicos. Como eu nunca tinha estudado este tema antes, encontrei e ainda encontro muitas dificuldades nas elaborações dos portfólios.
Eu já havia comentado antes com a nossa tutora Rosana, que estávamos “pulando camadas” do aprendizado, como conta o texto: Sobre cebolas e escolas de Rubens Alves, citado no Guia de estudo de Didática.
Até penso que o Guia de estudo Metodologia da Pesquisa deveria ser introduzido logo no início do 1º período, para que os alunos não pratiquem erros que poderiam ser evitados.
É preciso seguir normas para elaboração e apresentação dos trabalhos científicos. Na Faculdade do Noroeste de Minas-FINOM, o padrão adotado é o da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sendo a mais seguida nas instituições acadêmicas.
Foi muito importante fazer este estudo, aprendi várias técnicas, mas ainda me sinto insegura quanto à aplicação de algumas. Sei que irei retornar a este Guia sempre que surgir alguma dúvida. Afinal, o aprendizado não é pronto e acabado, ele é contínuo.
Contudo posso concluir que, ser um bom professor é ser um constante pesquisador, não é trabalhar somente encima daquilo que está pronto, é buscar com esforço a inovação, é procurar melhores caminhos para aprender a ensinar, é transformar a escola num ambiente desejável e melhor.
O professor deve ampliar os horizontes dos alunos, enriquecê-los com informações pertinentes a realidade e fazer com que os alunos descubram novos caminhos. Com isso, ele torna as pessoas melhores.
Adorei fazer o estudo deste Guia. Esta disciplina é maravilhosa. Os textos foram de fácil entendimento, apesar de serem muito teóricos, são apresentados de forma clara, objetiva e prática. Os conteúdos dessa disciplina são fundamentais para a prática do professor. Ensino e pesquisa são duas atividades inseparáveis na prática pedagógica.
Referência Bibliográfica:
GONÇALVES, Maria Célia da Silva. (org.). Guia de Estudo Metodologia da Pesquisa. Faculdade do Noroeste de Minas-FINOM. Educação a Distância. Paracatu-MG, 2006.
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