Topo de página

Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Planos de Aulas: Creche/Educação Infantil

Identificação                                                     

Estagiário: Eliete Gonçalves Santos Souza
Curso: Pedagogia                                Período:                             Módulo: 2
Escola Estagiada: Creche Escolar Municipal Arco-Íris
Disciplina: Matemática                                          Tema: Introdução do número oito
Série: Educação Infantil          Período: Jardim II      Turma: 4-5 Anos       Turno: Matutino
Professor Titular: Márcia Luiz dos Santos Araújo                    Data: 05/11/2009
                                                              
Assinatura do professor titular________________________________________________



Tema: Introdução do número oito

Objetivos:

  • Conhecer o número oito.
  • Ampliar noções de contagem.
  • Adquirir noções de quantidade.
  • Treinar a grafia do número oito.
  • Desenvolver a coordenação motora.
  • Promover a socialização e interação.

Aspectos Metodológicos:
                                      
  • Fazer uma sondagem com os alunos sobre os numerais já estudados (0 a 7) através da observação da quantidade de gravuras apresentadas em cartazes.
  • Apresentação do número oito escrevendo-o no quadro negro para que os alunos visualizem.
  • Contar os dedinhos das mãos até atingir o número oito.
  • Contar o número de personagens da atividade pedagógica e pintar com lápis de cor.
  • Contornar os pontilhados da atividade pedagógica fazendo a grafia do numeral 8.
  • Escrever o nome (próprio) na atividade pedagógica com o auxílio da ficha individual.
  • Colar a atividade no caderno.
  • Brincadeiras livres e orientadas no pátio (Morto e Vivo).

Conteúdo:

Introduzir o número oito através da apresentação no quadro negro, atividade pedagógica, fixar e avaliar.

Formas de Avaliação:

A avaliação será feita a partir da observação das atividades realizadas pelos alunos.

Referências Bibliográficas:

KAMII, Constance. A Criança e o Número. Rio de Janeiro: Papirus, 1984.

htt://imagens.google.com.br




Identificação

Estagiário: Eliete Gonçalves Santos Souza
Curso: Pedagogia                                Período:                             Módulo: 2
Escola Estagiada: Creche Escolar Municipal Arco-Íris
Disciplina: Português                       Tema: Introdução da Letra I
Série: Educação Infantil        Período: Jardim II        Turma: 4-5 Anos       Turno: Matutino
Professor Titular: Márcia Luiz dos Santos Araújo                    Data: 06/11/2009

Assinatura do professor titular________________________________________________



Tema: Introdução da Letra I

Objetivos:

  • Conhecer a letra I.
  • Identificar a letra I em diversas palavras e nome dos colegas.
  • Desenvolver a linguagem oral e visual.
  • Desenvolver a coordenação motora.

Aspectos Metodológicos:

  • Aula dialogada
  • Apresentar a letra I escrevendo-a no quadro negro para a visualização dos alunos.
  • Fixar um cartaz com a figura de uma ilha e propor questões como: “O que estão vendo?” “Será que mora alguém nesse lugar?” “O que podemos fazer aí?” “Vamos chegar até lá?” Como podemos fazer isso?
  • Identificar a letra I na palavra ILHA da atividade pedagógica.
  • Treinar a grafia da letra I.
  • Pintar o desenho (da ilha).
  • Colagem de fios de lã ou barbante sobre o tronco do coqueiro da atividade.
  • Colar a atividade no caderno.
  • Brincadeiras recreativas livres na areia. 

Conteúdo:

Introduzir a letra I, fixar e avaliar.

Formas de Avaliação:

A avaliação será feita a partir da observação das atividades realizadas pelos alunos.

Referência Bibliográfica:

GARCIA, Regiane. Alfabetização/Cartilha: A Toca do Tatu. 5ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 1995.

LIMA, Branca Alves. Cartilha “Caminho Suave”. 3ª ed. São Paulo: Caminho Suave Limitada, 1980.




Identificação

Estagiário: Eliete Gonçalves Santos Souza
Curso: Pedagogia                                Período:                             Módulo: 2
Escola Estagiada: Creche Escolar Municipal Arco-Íris
Disciplina: Português                                          Tema: Contando Histórias
Série: Educação Infantil         Período: Maternal         Turma: 2-3 Anos      Turno: Matutino
Professor Titular: Eunice Almeida Barbosa                       Data: 09/11/2009

Assinatura do professor titular________________________________________________



Tema: Contando Histórias

Objetivos:

  • Proporcionar momentos de relaxamento e prazer ao ouvir histórias.
  • Desenvolver a interpretação, atenção e raciocínio.
  • Ampliar a imaginação e criatividade.
  • Apresentar o livro como um importante meio de comunicação.
  • Desenvolver o gosto pela leitura

Aspectos Metodológicos:

  • Fazer uma sondagem sobre o gosto de ouvir histórias com os alunos.
  • Apresentar o livro: Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve.
  • Ler de forma liberal, porém clara e agradável, atraindo a atenção da criança.
  • Visualizar o livro para a criança, através da exposição das gravuras.
  • Manter-se aberto para as perguntas das crianças, incentivando a troca de comentários sobre o texto lido.

Conteúdo:

Contar a história de Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve através da leitura dos livros, mostrar as gravuras, propor a interpretação de texto oral e avaliar.

Formas de Avaliação:

O aluno será avaliado através da observação, levando em conta o entendimento da história contada e a participação nas atividades realizadas.

Referências Bibliográficas:

GRIMM, Irmãos. Chapeuzinho Vermelho. Adaptado por SILVA, Irami B. e NAHUM, Erdna Perugine. 5ª. Ed. São Paulo: Scipione, 1993.

GRIMM, Irmãos. Branca de Neve. Adaptado por STAHEL, Mônica. São Paulo: Scipione, 1994.




Identificação

Estagiário: Eliete Gonçalves Santos Souza
Curso: Pedagogia                                Período:                             Módulo: 2
Escola Estagiada: Creche Escolar Municipal Arco-Íris
Disciplina: Português, Educação Física e Artes.          Tema: Brincando e aprendendo
Série: Educação Infantil          Período: Berçário      Turma: 1-2 Anos       Turno: Vespertino
Professor Titular: Creuza Mendes Gontijo                        Data: 10/11/2009

Assinatura do professor titular________________________________________________




Tema: Brincando e aprendendo

Objetivos:

  • Proporcionar situações de brincadeiras diversas.
  • Desenvolver a linguagem oral e corporal.
  • Desenvolver a coordenação motora
  • Promover a interação social.

Aspectos Metodológicos:

  • Assistir o DVD da Xuxa, cantar e dançar imitando a coreografia.
  • Brincar de cantigas de roda (atirei o pau no gato, a canoa virou ciranda cirandinha).
  • Promoção de brincadeiras livres na areia.


Conteúdo:

Brincadeiras diversas através de DVD, cantigas e danças.


Formas de Avaliação:

O aluno será avaliado através da observação das atividades realizadas.

Referências Bibliográficas:

MAFFIOLETTI, Leda. Cantigas de Roda. Porto Alegre, Magister, 1993.





3 comentários: