Topo de página

Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A GEOMETRIA por meio da Bandeira do Brasil

A Geometria por meio da Bandeira do Brasil

            A Geometria faz parte da Matemática fundamental para a compreensão do mundo, com isso o homem sente necessidade em entender e descrever o seu meio ambiente e seus símbolos representado por meio de imagens e de desenhos.
            Através da Bandeira Nacional é possível resgatar aos nossos alunos a cidadania e observar a presença da Geometria nas formas geométricas. Também, ensinar a maneira correta de desenhar a bandeira utilizando instrumentos de medida como régua e compasso.
            Muitas pessoas desconhecem que no Art.39 da lei 5.700 de 1 de setembro de 1971 estabelece que é obrigatório o ensino do desenho e do significado da Bandeira Nacional, bem como do canto e da interpretação da letra do Hino Nacional em todos os estabelecimentos de ensino, públicos ou particulares, do ensino fundamental e ensino médio.
            Nesse período é possível contextualizar o ensino da geometria, uma vez que o aluno pode perceber e valorizar sua presença por meio da Bandeira Nacional.
Em Matemática nos referimos às formas dos objetos, por formas geométricas, e o estudo destas formas é estudado por um dos mais importantes ramos da Matemática: a Geometria. Durante muito tempo, houve uma divisão entre Geometria e Matemática. Depois, a Geometria passou a ser ensinada dentro dos conteúdos da área/disciplina de Matemática, mas era sempre relegada ao último mês, aparecendo, geralmente, no capítulo final dos livros didáticos. Com isso, muitos de nós, tivemos uma formação deficitária nesta área. Hoje, com o avanço das pesquisas em Educação Matemática percebemos que a Geometria está voltando não só nos livros didáticos, mas no nosso cotidiano.
A Geometria é descrita como um corpo de conhecimentos fundamental para a compreensão do mundo e participação ativa do homem na sociedade, pois facilita a resolução de problemas de diversas áreas do conhecimento e desenvolve o raciocínio visual. Está presente no dia-a-dia como nas embalagens dos produtos, na arquitetura das casas e edifícios, na planta de terrenos, no artesanato e na tecelagem, nos campos de futebol e quadras de esporte, nas coreografias das danças e até na grafia das letras, entre outro.  (FILLOS, 2006).
Para mudarmos a visão dos alunos sobre a Matemática, considerada por eles uma disciplina chata, difícil, desinteressante, é preciso torná-la prazerosa, útil e interessante. Segundo D’AMBRÓSIO (2001), o grande desafio que nós, educadores matemáticos, encontramos é tornar a Matemática interessante, isto é, atrativa, relevante, isto é útil e atual, isto é, integrada no mundo de hoje.
Já que usualmente falamos sobre formas em Geometria, por que então, em geral, não usamos a Natureza como ferramenta de trabalho. Outros exemplos mais tradicionais: a colméia e seus hexágonos; a sala de aula como laboratório, por que não usamos esses quadriláteros!
Outros exemplos mais tradicionais A estrutura de um telhado e triângulos. A bandeira do Brasil, exemplos cívico de Retângulo, losango e círculos.
Portanto, nosso objetivo é deixar claro que podemos nos apropriar de objetos simples para trabalhar conteúdos de geometria com grande significado real para o aluno.

Trabalhando a Bandeira: Contorno, formas geométricas e cores

Materiais: cola branca, embalagens com formas geométricas, folhas de papel sulfite branco tamanho A4, giz de cera, lápis de cor e palito de churrasco.

Colocando em prática:

            Em uma roda de conversa, mostre a Bandeira Nacional, permita que as crianças percebam suas características e registre todas as impressões. Aproveite a oportunidade para fornecer outras informações importantes sobre o tema, como o significado das estrelas. Nomeie as figuras geométricas da bandeira e explique as características de cada uma delas. Então, solicite que os alunos identifiquem, em casa, embalagens com as mesmas formas e tragam para a sala de aula, a fim de utilizá-la na confecção de uma bandeira.
            No dia marcado para a realização da atividade, distribua uma folha de papel sulfite branca para cada estudante e peca-lhes que contornem cada objeto de acordo com as figuras geométricas da Bandeira e seus espaços. Para fazer as estrelas, pode ser usada uma embalagem triangular contornada de um lado e depois do outro, invertidamente, ou utilizando-se a régua. Feitos os contornos as crianças devem pintar os espaços com lápis de cor ou giz de cera, conforme as cores da Bandeira Nacional. Depois de confeccionados e coloridos os desenhos, basta colar o palito de madeira na folha e a bandeira estará pronta.

Referência:

ARAÚJO, Msc. Ilda Alves Corrêa de. Guia de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática II. Paracatu – FINOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário