A importância do planejamento no contexto escolar
A educação é hoje em dia concebida como fator de mudanças, renovação e progresso. Por tanto o planejamento se impõem, neste setor como recurso de organização. É o fundamento de toda a ação educacional.
A importância do planejamento escolar está na abordagem racional e científica dos problemas, pois é um planejamento de maior abrangência no âmbito educacional. Significa também bem mais que a elaboração de um projeto contínuo que engloba uma série de operações. Incorporando e refletindo as grandes políticas educacionais. Planejamento é um processo que se preocupa para onde ir e quais as maneiras adequadas de chegar lá, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras.
Planejamento no contexto escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.
O planejamento educacional torna se árduo no sentido de atingir os verdadeiros propósitos da educação do cidadão, primeiramente, o planejamento busca direcionar a educação considerando o contexto nacional, regional, local e comunitário que o individuo está inserido, buscando sempre “uma educação que pelo processo dinâmico, posa ser criadora e libertadora do homem. Planejar uma educação que não limite, mas que liberte que conscientize e comprometa o homem diante de seu mundo. Esta é o teor que se deve inserir em qualquer planejamento educacional” (Oliveira.2007,p.27).
O planejamento não é uma tarefa neutra, mas ideologicamente comprometida com os fins pretendidos pela instituição.
Ao tratarmos de planejamento numa escola, os seguintes aspectos devem ser tomados: o coletivo de indivíduos que desempenham inúmeras atividades, as quais por natureza própria requerem um processo de planejamento que possibilite a participação efetiva desse conjunto de pessoas, que a principio devem tomar decisões pertinentes aos fins a que se propõe uma instituição educacional. O planejamento é como uma ferramenta viabilizadora de um processo que contribua para o desenvolvimento de todos aqueles que estejam direta ou indiretamente vinculados a educação.
O planejamento deve tornar-se uma articulação dinâmica e coletiva entre o fazer, o refletir e o sentir, tornando se um forte aliado contra o ativismo que frequentemente toma conta do cotidiano escolar e que em alguns casos pode transformar os profissionais da educação.
É necessário que comecemos ver a real importância do processo de planejamento conduzido por aqueles que efetivamente constituem o coletivo de indivíduos que pensam e fazem acontecer o ensino e aprendizagem na escola.
O planejamento participativo é aquele descentralizado, no qual todas as pessoas participam de forma efetiva, expressam suas opiniões e que há harmonia e compromisso grupal.
Na América do Sul as escolas e instituições utilizam muito o planejamento participativo para organizar seus processos de construção da prática escolar com o objetivo de contribuir para a construção das pessoas e das estruturas sociais.
Seja qual for a sua maneira de planejar, sua forma de trabalhar, o desenvolvimento de suas aulas, o registro deverá fazer parte da sua rotina. Quando registramos nossas aulas, estamos nos instrumentalizado para refletir sobre elas. Muitas vezes nosso número de aulas e o excesso de trabalho não nos permitem registrar nosso cotidiano escolar e é aí que erramos.
O planejamento participativo pretende ser mais do que uma ferramenta para a administração; parte da idéia que não basta uma ferramenta “para fazer bem as coisas” dentro de um paradigma instituído, mas é preciso desenvolver conceitos, modelos, técnicas, instrumentos para definir “as coisas certas” a fazer, não apenas para o crescimento e a sobrevivência da entidade planejada, mas para a construção da sociedade; nesse sentido, inclui como sua tarefa contribuir para a construção de novos horizontes, entre os quais estão, necessariamente, valores que constituirão a sociedade
Referência
LEMOS, Andréa Aparecida, SILVA, Polyana Aparecida Roberta (prof. org.) Guia de Estudo Planejamento e Avaliação do Ensino e Aprendizagem. Paracatu-MG: FINOM.
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