Introdução a Filosofia
Através da apresentação foi possível refletir que é impossível falar em educação sem falar em filosofia, ainda que de forma inconsciente, respiramos e a vivenciamos no dia-a-dia.
Acredito que a filosofia orienta o indivíduo tanto na visão concreta da vida, seus valores e significados, tanto sob a conduta humana em geral.
Logo no início pude notar que o objetivo principal da filosofia é a busca pelo saber, pela compreensão de todos e pela indagação.
A unidade I apresenta as principais características da filosofia, abrindo um mundo instigante, atraente e em constante inovação, que é o mundo filosófico.
Considerei muito interessante conhecer a origem da palavra filosofia, é de origem grega, que originalmente queria dizer amor ao conhecimento ou busca da sabedoria. Se há algo importante que tanto necessitamos em nossa vida para a resolução de problemas é justamente a sabedoria.
Ao longo do tempo a filosofia passou a significar também visão do mundo, tornando-se uma disciplina.
O texto abordou um tema que considerei muito interessante e que tem sido muito difundido em nossos dias, chamado resiliência que é a capacidade de saber lidar com situações estressantes, por exemplo.
Pode-se refletir que a resiliência tem a ver com o vínculo afetivo de cada dinâmica familiar ou social. Necessitamos que sejamos queridos e que possamos contar com pessoas que nos satisfaçam as necessidades básicas e que nos façam sentir únicos, úteis e importantes.
Há pessoas que por herança genética ou por temperamento são mais resilientes que outras. No entanto, a resiliência pode ser desenvolvida no transcorrer da vida, especialmente durante a infância e a adolescência. Neste caso, o adulto desenvolve um importante papel.
É necessário que estes tenham sabedoria para escutá-los, compreendê-los e encorajá-los para expressarem seus sentimentos e ofereçam apoio para que estes se sintam seguros, incentivem sua independência e iniciativa para criarem saídas e soluções para problemas. Desta maneira a auto-estima fortalece e a resiliência aumenta.
É muito importante a família, a sociedade e o professor serem resilientes e desenvolverem a resiliência na criança durante seu crescimento, para que esta se torne um adulto confiante, seguro em suas atitudes, sem medo de errar e fracassar.
A unidade II aborda a teoria do conhecimento: O dinamismo sensível. Foi um pouco mais difícil fazer este estudo, pois apresenta vários itens importantes e de forma resumida. Tive que fazer várias leituras e pesquisar sobre o assunto em outras fontes para melhor entendê-la.
Ressaltei a importância do nosso instinto, que é o principal aliado diante da vida, pois o seu principal objetivo é nos preservar. É preservar a nossa espécie para que possamos cumprir a finalidade da natureza no processo de evolução e expansão da vida.
A unidade III apresenta os caminhos da racionalidade e do conhecimento humano em prol do conhecimento da sociedade. Aborda também os conceitos e evoluções da ciência, da liberdade e alienação.
Segundo os conceitos aristotélicos o homem difere dos demais animais por sua capacidade superior de sentir (sensações), ver, agir, perceber, investigar no caso da ciência, ou mesmo por curiosidade e dar vazão as suas idéias, embasando-se ao mesmo tempo na experiência, nas lembranças, podendo concretizá-las de forma racional e inteligente.
O nascimento da ciência moderna se destaca pelo antropocentrismo, racionalismo, individualismo burguês e o surgimento do Renascimento.
É importante ressaltar que a ciência, assim como qualquer meio de conhecimento e crescimento, sinônimos de modernidade, deve ser vista e aceita por todos de forma moderada e passível de questionamentos e mudanças.
A ciência é uma forte aliada de todos nós, e deve ser respeitada. Ela pode ser um grande meio de libertação, mas quando é levada a sério, com respeito e dosada de crítica, avaliação e moderação.
Se não agirmos coerentemente em relação à ciência, poderemos cair no ciclo vicioso da alienação.
Acredito que razão e sentimento devem e podem andar juntos, pois cada qual tem sua identidade e seu espaço e um pode complementar o outro.
É consideravelmente importante citar Santo Anselmo na história da filosofia, ele era inteligente, intelectual e piedoso, buscava apoio da fé na razão. Procurava um argumento para provar a existência de Deus e sua bondade suprema.
Santo Anselmo parte da fé. Acreditava que a fé reforçava as demonstrações. Ele influenciou muito o pensamento teológico posterior.
A unidade IV apresenta o empirismo e a essência da verdade. Bem como a busca pelo auto-conhecimento e também para a efetiva compreensão acerca da filosofia e sua importância em nossa vida.
A filosofia busca a sua própria verdade, o seu próprio saber, seu conhecimento. Não por si só, mas pela necessidade de se justificar, ou reafirmar a essência da vida e das coisas.
Esse deve ser o nosso papel: Conhecer, buscar, apreender, demonstrar, afirmar, embasando-se em fatos, experiências, condutas e relações.
A filosofia nos ajuda e deve nos ajudar, pois este é o seu principal papel, a busca pela verdade, pelo desejo de ir além, de buscar entender sempre mais... Caminhar para o conhecimento... Para o auto-conhecimento.
O conhecimento não é algo distante, ao falar expomos opiniões próprias, modo de ver as coisas, de agir, de pensar, o conhecimento antes de qualquer coisa é íntimo. Temos de nos conhecer, estar de bem conosco, somente tendo mente e corpo funcionando ativamente é que podemos ser bons profissionais.
De nada adianta sabermos o conteúdo, mas não sabermos repassá-lo, não sermos exemplo, não conseguirmos demonstrar segurança e sabermos relacionar com os educandos.
Ao finalizar este estudo posso concluir que essa disciplina não foi fácil de ser estudada, pois alguns temas abrem inúmeros meios de interpretações, fazendo-nos repensar, refletir e questionar sobre a nossa vida e para todos os lados que nos envolvem.
Contudo, acredito que a filosofia é de suma importância para a o entendimento e discernimento do existir.
Referência:
CONÇALVES, Mirian Antônia Professora (org.). Guia de Estudo de Introdução a Filosofia. Faculdade de Noroeste de Minas-FINOM. Educação a Distância. Paracatu-MG, 2006.
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