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domingo, 3 de julho de 2011

Portfólio/Resumo: Filosofia da Educação

Filosofia da Educação

   
O Filosofia da Educação é simplesmente fascinante, pois além de prender nossa atenção a cada página lida, mostra com clareza e riqueza de detalhes o que é filosofia e porque a Filosofia da Educação é considerada tão importante na formação de professores.
     Confesso que ao começar os estudos me assustei, pois até então pensava que toda e qualquer reflexão era filosófica, havia fortalecido essa opinião ao estudar o Guia de Introdução a Filosofia, no qual falava que filosofamos a todo o momento de forma quase inconsciente. Então fiquei confusa, pois ao meu primeiro entender estava contradizendo o que já havia estudado.
     Após várias leituras e reflexão, pude certificar que realmente a filosofia está presente em qualquer decisão e estratégia séria que tomamos. Logo, ela está presente em nosso meio, usamos a filosofia a quase todo momento, pois nem toda reflexão é filosófica.
     Agora compreendo que a reflexão filosófica é de forma sistemática, devendo buscar fundamentos, questionamentos para alcançar respostas que justifique os fatos.  O pensar a partir de problemas é a atividade principal da reflexão filosófica. É importante ressaltar que, em filosofia, argumentos convincentes são aceitos como provas, pois não há exigência de comprovação material ou experimental, como nas ciências.
     A filosofia tem exercido, por mais que ignoremos isso, uma admirável influência indireta até mesmo sobre a vida de gente que nunca ouviu falar nela. Indiretamente, tem sido destilada através de sermões, da literatura, dos jornais e da tradição oral, afetando assim toda a perspectiva geral do mundo.
     A dificuldade do homem contemporâneo em perceber o quanto a Filosofia está presente em nosso dia-a-dia está justamente no fato desta exigir abstração, reflexão e contemplação.
     Na verdade todos nós filosofamos ao defender nossas idéias. Ao fazermos o portfólio estamos filosofando, pois apontamos o assunto estudado da maneira que compreendemo-la, como resultado de leitura, estudo, investigação, e questionamentos.
     Podemos dizer que os filósofos convivem conosco, estão presentes em nosso meio nas mais diversas formas, desde um pensamento até mesmo na materialização deste. A civilização da máquina em que vivemos é nada mais que fruto de pensamentos filosóficos colocados em prática.    
     Todavia a educação busca um ensino de qualidade, que defenda e ajude a construir um sistema de ensino capaz de revelar a inteligência e os talentos dos alunos, assim neste contexto entra a Filosofia na Educação.
     A Filosofia requer que estejamos abertos ao novo, procurando demarcar espaços que tem especial relevância para a Educação. Ficamos então desafiados: Como ensinar Filosofia nas escolas? Mais do que isso: Como ensinar de maneira significativa Filosofia para jovens e crianças em nossos dias?
     Percebo que se deve buscar um ensino filosófico condizente com a idade, dentro das experiências da cada um, aberto ao questionamento, a angustia, e ao novo. Oferecer um amplo panorama, com abordagens sobre a história da filosofia, que interrogam os sentidos e as práticas.
     Para isto, é preciso organizar um ensino de Filosofia que passe pela etapa da sensibilização e da problematização. Mas, para que o estudante possa fazer parte desta experiência, o professor precisa de ferramentas para mediar esse processo.  É visto que este tem que colocar em prática o sentido crítico e investigador da Filosofia, instigando os alunos a produzirem questões a partir do tema abordado.
     Neste sentido, para obter a devida atenção e participação dos alunos nas aulas de Filosofia o professor deve procurar inovar, utilizando dinâmicas e textos que podem estimular a criatividade dos alunos em formas de interpretação, argumentação e expressão das suas próprias idéias.
     A história da Filosofia e os filósofos, tomados como ferramentas para compreender melhor aquele tema e o problema que está sendo investigado, ganham um sentido e um significado especial, não sendo apenas mais um conteúdo a ser decorado pelos alunos. De qualquer forma, os conteúdos devem ser apresentados de forma temática, numa tentativa de torná-los mais próximos da realidade vivida pelos alunos.
     É sabido que estudar filosofia é muito importante e não perca de tempo, pois visa entre outros benefícios, formar indivíduos capazes de pensar crítico e eficazmente por si próprio e, como conseqüência, serem capazes de fazer uma argumentação mais consciente, reflexiva e segura em todos os momentos da vida.
     A filosofia busca a sua própria verdade, o seu próprio saber, seu conhecimento. Não por si só, mas pela necessidade de se justificar, ou reafirmar a essência da vida e das coisas.
     Esse deve ser o nosso papel: Conhecer, buscar, apreender, demonstrar, afirmar, embasando-se em fatos, experiências, condutas e relações.
     A filosofia nos ajuda e deve nos ajudar, pois este é o seu principal papel, a busca pela verdade, pelo desejo de ir além, de buscar entender sempre mais... Caminhar para o conhecimento... Para o auto-conhecimento.
     O conhecimento não é algo distante, ao falar expomos opiniões próprias, modo de ver as coisas, de agir, de pensar, o conhecimento antes de qualquer coisa é íntimo. Temos que nos conhecer, estar de bem conosco, somente tendo mente e corpo funcionando ativamente é que podemos ser bons profissionais.
     De nada adianta sabermos o conteúdo, mas não sabermos repassá-lo, não sermos exemplo, não conseguirmos demonstrar segurança e sabermos relacionar com os educandos.
     Contudo estudado, pude perceber que a Filosofia na Educação talvez seja a mais importante das disciplinas a ser ministrada em sala de aula, pois é com a Filosofia que as crianças vão ter o primeiro contato com o controle do seu poder de razão, de pensamento, da construção e de ordenamento de suas questões. Ela ensina as pessoas a pensar melhor.
     A Filosofia em sala de aula presta-se a um papel de suporte para melhorar também o desempenho do aluno em outras disciplinas, pois o seu valor está explícito no momento que interpreta qualquer conteúdo.
     Ao finalizar este estudo posso concluir que essa disciplina não foi fácil de ser estudada, pois alguns temas abrem inúmeros meios de interpretações, fazendo-nos repensar, refletir e questionar sobre a nossa vida e para todos os lados que nos envolvem, acredito que esse é o verdadeiro papel da Filosofia.
     O foco principal do Guia de Estudo Filosofia da Educação, é mostrar a importância da Filosofia em nossas vidas, sobretudo no contexto da Educação, pois a Filosofia é a “essência de qualquer aprendizagem”. Todos nós sonhamos com um mundo sem problemas educacionais. Que a educação seja tratada com prioridade. Por isso devemos fazer uso da Filosofia, pois ela é o pensar e para resolver qualquer problema é preciso pensar.
     Nunca me envolvi tanto com um guia como este, ele é fantástico!

Referência Bibliográfica:

CARVALHO, Darcília Coimbra e GONÇALVES, Mirian Antônia. (org). Guia de Estudo Filosofia da Educação. Paracatu-MG: Faculdade do Noroeste de Minas-FINOM, 2006.

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