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quarta-feira, 25 de maio de 2011

Projeto Pedagógico: " Educar para Paz"

Projeto Pedagógico: “Educar para a Paz”


1. Introdução
           
            Nota-se que a violência está cada vez mais presente tanto na escola como no entorno escolar e comunidade em geral, afetando diretamente o bom funcionamento escolar, ou seja, o processo ensino-aprendizagem.
            Nesse sentido, o Projeto Educar para a Paz traz a abordagem do atual cenário de violência para a sala de aula, buscando possíveis alternativas para refletir, compreender e modificar essa situação.


2. Objetivo Geral

            Promover espaços de articulação, reflexão e conscientização para a cultura da paz, buscando mecanismos de prevenção, redução e erradicação da violência.


2.1. Objetivos Específicos

  • Apresentar e discutir os variados tipos de violência.
  • Refletir sobre os momentos em que é praticada a violência, seus desencadeadores, sobre os locais onde há atos de violência.
  • Ampliar o conceito de paz como oposição a tudo que fere a dignidade humana em sua integridade física, psicológica e social.
  • Estimular o cultivo de valores como: democracia, igualdade, liberdade, solidariedade, tolerância, respeito ao meio ambiente e aos bens públicos e privados.
3. Público Alvo

            O público alvo do Projeto serão as turmas do 4º Ano de Escolaridade do Ensino Fundamental da Escola Municipal João Luiz dos Santos, situada à Rua Augustinha Nazário nº105, Bairro Brasilinha, na cidade de Bonfinópolis de Minas-MG. Envolvendo pais, professores, supervisores, direção escolar e assistente social.


4. Descrição detalhada do Projeto

  • Escolha do tema.
  • Apresentação do tema a equipe pedagógica da escola e verificação da viabilidade do tema.
  • Elaboração do Projeto.
  • Apresentação do Projeto Pedagógico formalizado, antes da execução, pela equipe pedagógica da escola.
  • Confecção de atividades pedagógicas.
  • Execução do Projeto.

4.1. Etapas

1ª Etapa:
  • Dinâmica da “abertura” do Projeto.
  • Organizar um local acolhedor, expor o nome do Projeto em um Painel criativo.
  • Convidar os alunos para sentarem confortavelmente.
  • Apresentar o tema do Projeto, fazendo uma sondagem sobre o conhecimento prévio dos alunos, valorizando, respeitando e interagindo com eles.
  • Palestra com a Assistente Social local sobre a Violência e a Cultura da Paz.

2ª Etapa:
  • Pesquisar artigos, reportagens e fotos em revistas, jornais e internet que relatam e demonstram os variados tipos de violências que ocorrem em nossa sociedade, para melhor conscientização e reflexão.
  • Montagem de um painel informativo.

3ª Etapa:
  • Formação de grupos de alunos para elaboração e apresentação de pequenas peças teatrais que retratam diferentes tipos de violência.

4ª Etapa:
  • Elaboração dos dez mandamentos da Paz (estratégias de prevenção, redução e erradicação da violência).
  • Escrever em cartaz e fixar em local visível dentro e fora da sala de aula.
  • Comprometimento em seguir e respeitar os dez mandamentos da Paz.

5ª Etapa:
  • Ouvir músicas referentes à violência e paz.
  • Reflexão e discussão sobre a letra da música e a relação com a atual realidade.
  • Interpretação da música através de danças e pequenas dramatizações.

6ª Etapa:
  • Socialização de jogos e campeonatos, durante as aulas de Educação Física ou horário de recreação, podendo ser: futebol, queimada, bambolê, pular corda, xadrez, torre de Hanói, entre outros.
  •  Criar times e organizar torcida colocando em prática os dez mandamentos da Paz.

7ª Etapa:
  • Fazer um acróstico com as palavras VIOLÊNCIA e PAZ.

8ª Etapa:
  • Encerramento do Projeto.
  • O Projeto será encerrado com várias apresentações artísticas (danças, peças teatrais, exposição de material informativo) que foram trabalhados no decorrer do Projeto. Enriquecido com depoimentos de pais e professores que participaram do Projeto.

4.2. Divulgação

            O referido Projeto será divulgado no âmbito escolar, através de convites, cartazes e blog da escola.


4.3. Cronograma de execução
Atividade
Data/ Período
Abertura de Projeto
09/08/2010
Confecção de painel: tipos de violência
10/08/2010 a 13/08/2010
Criação de pequenas peças teatrais sobre violência e possíveis soluções
16/08/2010 a 20/08/2010
Elaboração dos dez mandamentos da paz
23/08/2010 a 27/08/2010
Trabalhar com músicas sobre violência e paz
30/08/2010 a 03/09/2010
Jogos e campeonatos
Elaboração de acróstico
06/09/2010 a 10/09/2010
Encerramento do Projeto
17/09/2010


5. Recursos materiais

  • Aparelho de som
  • Internet
  • Cds (violência e paz)
  • Cartolinas
  • Pincéis
  • T.n.t
  • E.v.a de várias cores
  • Gliter
  • Olhinhos para artesanato
  • Colas (branca e para e.v.a)
  • Papel pardo
  • Papel crepom
  • Revistas e jornais diversos

6. Formas de avaliação

            Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos durante os debates. Também serão avaliados em sua postura nas diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo.
            Ao final de cada etapa será feito um trabalho de avaliação coletiva sobre as atividades, a postura dos alunos e o comprometimento na prática das tarefas.


7. Referência

PEREIRA, Rilson Raimundo. LACÉ, Andréia Mello. Silva, Jeane Medeiros. GONÇALVES, Maria Célia da Silva. SOUZA, Lívia Silva. SANTOS, Régis Ricci. Manual de Estágio Supervisionado I e II. Guia de Estudo. Paracatu: FINOM.

Obs: Este Projeto foi criado pela equipe de estagiárias da FINOM:  Eliete Gonçalves, Anna Felina, Elzi, Diene, Luzia e Maria Vandilene para ser desenvolvido na Escola Municipal João Luiz dos Santos de Bonfinópolis de Minas-MG, mas não foi possível o desenvolvimento deste no ano de 2010. Vale ressaltar que é uma ótima alternativa para combater alguns tipos de violências presentes na escola. 

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