PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA-2011
Professora/Monitora: Eliete Gonçalves Santos Souza
Escola Municipal João Luiz dos Santos
Introdução/ Justificativa
A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
O termo "Informática na Educação" significa a inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação. Para tanto, o professor da disciplina curricular deve ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador.
No entanto, a atividade de uso do computador na disciplina curricular pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno e, portanto, para reforçar o processo tradicional de ensino (processo instrucionista), quanto para criar condições para o aluno construir seu conhecimento por meio da criação de ambientes de aprendizagem que incorporem o uso do computador (processo construcionista).
Geralmente, quando se fala em Informática, uma primeira visão se restringe à tecnologia, à automação, à comunicação de dados, entre outros. Este posicionamento excessivamente técnico foge a real abrangência da Informática que pode ser um meio poderoso para o avanço na educação, inclusive de crianças com dificuldades na aprendizagem.
A Informática Educacional deve fazer parte do Projeto Político Pedagógico da escola, Projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional. Neste sentido, a Informática Educacional precisa ser utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento. O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
Portanto, como o computador se tornou um instrumento, uma ferramenta para aprendizagem, a escola ao introduzir o computador como um meio de aprendizagem deve buscar neste um meio de desenvolver cidadãos mais críticos, sociais e independentes, repensando assim o seu papel frente a novas tecnologias.
Público alvo: Jardim III; 1º ao 5º Ano de Escolaridade do Ensino Fundamental.
Objetivo geral
Despertar o interesse dos alunos através das aulas de informática desenvolvendo nos alunos habilidades por meio de novas tecnologias, com softwares educativos e projetos interdisciplinares, relacionados ao conteúdo didático.
Objetivos específicos
- Desmistificação do computador;
- Reconhecer a função dos periféricos (para iniciantes);
- Desenvolver habilidades viso motoras para o manuseio do mouse e teclado;
- Trabalhar as percepções auditivas, visuais e raciocínio lógico;
- Encorajar os alunos a ter confiança em sua capacidade para lidar com situações desconhecidas;
- Respeitar as regras de convívio social;
- Promover a interação através da informática educacional ressalvando-a como uma ferramenta para a construção de conhecimento;
- Aprender a digitar e nomear os diferentes materiais e objetos da sala de aula (laboratório de informática) e utilizá-los com interesse, gosto e os cuidados necessários;
- Utilizar os jogos interativos como situação de exploração espontânea de conhecimentos;
- Desenvolver com fluência as atividades propostas do Software Educativo: Domínio Público;
- Pesquisar na Internet;
- Criar e-mail e Blog para maior interação com a turma, professora e escola.
Recursos Utilizados
- Software Educativo: Domínio Público;
- Internet;
- DVDs e CDs com atividades educativas e jogos diversificados (Ben 10 com 500 Games, Carros Animados e Robôs), etc.
Avaliação
Os alunos serão avaliados através da observação das atividades desenvolvidas, levando em consideração a interação com o par e com o grupo; o respeito mútuo, a disciplina e o interesse com os objetivos das aulas. Sendo encaminhado o portfólio à professora conteudista e à direção daquele (a) aluno (a) que não cumprir com os objetivos propostos ou que, por algum motivo causar tumulto na sala de informática ou no trajeto para a mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário