Topo de página

Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

sexta-feira, 25 de março de 2011

Planos de aulas para 1º Ano do Ensino Fundamental

Identificação

Estagiário: Eliete Gonçalves Santos Souza
Curso: Pedagogia                                Período:                             Módulo: 3
Escola Estagiada: Escola Municipal João Luiz dos Santos
Disciplina: Matemática/ Português/ Artes                                          
Tema: Adições Simples de Unidades e Dezenas/ Ortografia/ Máscaras Africanas
Série/Período: 1º Ano                         Turma: C                               Turno: Vespertino
Professor Titular: Rosalina Oliveira da Silva Botelho                   Data: 25/11/2010

Assinatura do professor titular:___________________________________________



Tema: Adições Simples de Unidades e Dezenas/ Ortografia/ Máscaras Africanas

Objetivos:

  • Resolver adições simples envolvendo unidades e dezenas.
  • Ampliar noções de contagem.
  • Escrever os números corretamente em sequencia de 0 a 99.
  • Treinar a ortografia de palavras com sílabas complexas I (nh, lh, ch, ss e rr).
  • Ampliar a imaginação e criatividade.
  • Promover a socialização e interação.

Aspectos Metodológicos:
                                      
  • Fazer uma sondagem com os alunos sobre a resolução de operações simples de adição.
  • Exemplificar como calcular as adições simples com unidades e dezenas demonstrando no quadro.
  • Resolver as atividades pedagógicas: Adições de Unidades e Dezenas. (Pág. 143 do livro de Matemática/Caracol-1ª Série).
  • Correção participativa, com exposição dos resultados no quadro.
  • Escrever os números em sequência de 0 a 99 da atividade mimeografada.
  • Correção individual.
  • Colar as atividades no caderno de Matemática.
  • Ler e copiar algumas palavras da atividade pedagógica de Português: A pombinha da paz. (Pág. 22 do livro Soletrando, vol.4).
  • Verificação e correção individual.
  • Colar a atividade no caderno de Português.
  • Pintar e decorar com tinta guache e gliter máscaras africanas. (Participação no Projeto Consciência Negra).

Conteúdo:

Introduzir adições envolvendo unidades e dezenas, Escrever de 0 a 99, ler e copiar palavras com sílabas complexas I, atividades pedagógicas, fixar e avaliar.

Formas de Avaliação:

A avaliação será feita a partir da observação das atividades realizadas pelos alunos.

Referências Bibliográficas:

MARSICO, Maria Teresa, CUNHA, Maria do Carmo Tavares, ANTUNES, Maria Elisabete Martins, NETO, Armando Coelho de Carvalho. Caracol-Matemática-1ª Série. São Paulo: Scipione, 2004.
                         
RADESPIEL, Maria, RADESPIEL, Érika. Coleção Soletrando - 2ª Série. Contagem-Mg: IEMAR, 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário