Topo de página

Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

domingo, 10 de junho de 2012

Ativ. 2.7 Plano de Aula - Educação Infantil: História - Dona Baratinha


PLANO DE AULA

ESTRUTURA CURRICULAR
Autor: Eliete Gonçalves Santos Souza e Edilma Alves Coelho
Modalidade/ Ensino: Educação Infantil/ II Período/ 5 Anos
Escola: Escola Municipal João Luiz dos Santos
Componente Curricular: Alfabetização/ Artes
Tema: Contando História: “Dona Baratinha”
Data de Execução: 06/06/2012

DADOS DA AULA

O que o aluno poderá aprender com esta aula
·                Ampliar a imaginação e criatividade ao ouvir histórias lidas, contadas e ou dramatizadas pelo professor, de forma interativa, interpretando-a.
·                Ampliar o vocabulário.
·                 Reconhecer quantidades.
·                Realizar trabalhos artísticos (desenhos e apresentações teatrais) utilizando os conteúdos das histórias.
·                Construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
·                 Desenvolver o gosto pela leitura
·                 Proporcionar momentos de relaxamento e prazer ao ouvir histórias.
·                 Desenvolver a interpretação, atenção e raciocínio.
·                 Criar normas de condutas.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos – equivalente a duas aulas de 50 min. cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Fazer uma sondagem sobre o gosto de ouvir histórias com os alunos despertando e motivando a curiosidade com a história a ser contada e dramatizada.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 30 minutos.

·                    DECORAÇÃO E PINTURA DA ATIVIDADE: MÁSCARAS DE ANIMAIS (PERSONAGENS PRESENTES NA HISTÓRIA A SER CONTADA).
·                    Atividade realizada em sala de aula

Professor distribua a atividade com o desenho de máscaras de animais e peça para os alunos decorar e pintar. Escreva o nome de cada aluno em sua respectiva máscara, por que será recolhida para serem recortadas e amarradas com elástico. Obs.: As máscaras serão entregues novamente antecipando a contação da história.

2ª Atividade: aproximadamente 20 minutos.
·                    RODA DE CONVERSA

Professor organize um ambiente acolhedor podendo ser o próprio ambiente da sala de aula ou o pátio da escola, convide os alunos para sentarem confortavelmente no chão ou em cadeiras.

Questione aos alunos:
·                    1)Vocês gostam de ouvir histórias?
·                    2) De qual mais gostam?
·                    3) Por quê?
·                    4) Gostam também de histórias que tem príncipes e princesas? Quais?
·                    5) Gostam de histórias que tem bruxas? Quais?
·                    6) Gostam de histórias que tem animais? Quais?
·                    7) Gostam da história da Dona Baratinha? (Espere que eles respondam e explica que contará a história de Dona Baratinha...

3ª Atividade:aproximadamente 30 minutos.
·                    CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM DRAMATIZAÇÕES
Professor entregue as máscaras de animais para os alunos e conte a história com ênfase e criatividade, se possível interaja com os alunos durante a contação fazendo pequenas dramatizações; incentive a participação de todos os alunos nas canções da Dona Baratinha.

4ª Atividade:aproximadamente 10 minutos.
·                    INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA
Após a contação da história faça questionamentos para verificar o entendimento e o raciocínio dos alunos sobre conhecimentos adquiridos:

·                    O que vocês acharam dos animais que queriam casar com Dona baratinha? Eram todos bonitos e elegantes?
·                    Quais foram os animais que queriam se casar com Dona Baratinha?
·                    Quantos foram os pretendentes da Dona baratinha?
·                    De onde vieram os convidados?

4ª Atividade:aproximadamente 10 minutos.

Após este momento, apresente a história em forma de escrita para os alunos: entrando no mozila Firefox- Google- e no site http://www.contandohistoria.com/donabaratinha.htm, professor leia de forma clara e com fluência.

Avaliação
Professor é muito importante observar se os alunos estão interagindo e participando das atividades propostas para que haja um aproveitamento positivo no processo de ensino aprendizagem. A avaliação ocorrerá em toda a aula, enfatizando se o aluno ouviu e entendeu a história contada e dramatizada. Se houve interação e participação de forma global, sendo também importante observar as reações individuais e grupais a fim de fazer novas intervenções em relação à aula planejada.

Recursos Complementares:
·                     Livro de História;
·                     Notebook e data show;
·                     Internet;
·                     Lápis de cor;
·                     Máscaras de animais;
·                     Violão/teclado.

Referências:



Nenhum comentário:

Postar um comentário