PLANO DE AULA
ESTRUTURA CURRICULAR
Autor: Eliete Gonçalves Santos
Souza e Edilma Alves Coelho
Modalidade/ Ensino: Educação Infantil/ II Período/ 5 Anos
Escola: Escola Municipal João
Luiz dos Santos
Componente Curricular: Alfabetização/ Artes
Tema: Contando História: “Dona
Baratinha”
Data de Execução:
06/06/2012
DADOS DA AULA
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Ampliar a imaginação e criatividade ao ouvir
histórias lidas, contadas e ou dramatizadas pelo professor, de forma
interativa, interpretando-a.
· Ampliar o vocabulário.
· Reconhecer quantidades.
· Realizar trabalhos artísticos (desenhos e
apresentações teatrais) utilizando os conteúdos das histórias.
· Construir conhecimentos novos relativos ao tema da
aula.
· Desenvolver o gosto pela leitura
· Proporcionar momentos de relaxamento e prazer
ao ouvir histórias.
· Desenvolver a interpretação, atenção e
raciocínio.
· Criar normas de condutas.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos – equivalente a duas
aulas de 50 min. cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno
Fazer uma sondagem sobre o gosto de ouvir
histórias com os alunos despertando e motivando a curiosidade com a história a
ser contada e dramatizada.
Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade: aproximadamente 30 minutos.
·
DECORAÇÃO
E PINTURA DA ATIVIDADE: MÁSCARAS DE ANIMAIS (PERSONAGENS PRESENTES NA HISTÓRIA
A SER CONTADA).
·
Atividade
realizada em sala de aula
Professor distribua a atividade com o desenho de
máscaras de animais e peça para os alunos decorar e pintar. Escreva o nome de
cada aluno em sua respectiva máscara, por que será recolhida para serem
recortadas e amarradas com elástico. Obs.: As máscaras serão entregues
novamente antecipando a contação da história.
2ª Atividade: aproximadamente 20 minutos.
·
RODA DE CONVERSA
Professor organize um ambiente acolhedor podendo
ser o próprio ambiente da sala de aula ou o pátio da escola, convide os alunos
para sentarem confortavelmente no chão ou em cadeiras.
Questione
aos alunos:
·
1)Vocês gostam de ouvir histórias?
·
2) De qual mais gostam?
·
3) Por quê?
·
6) Gostam de histórias que tem animais? Quais?
·
7) Gostam da história da Dona Baratinha? (Espere
que eles respondam e explica que contará a história de Dona Baratinha...
3ª Atividade:aproximadamente 30 minutos.
·
CONTAÇÃO
DE HISTÓRIA COM DRAMATIZAÇÕES
Professor entregue as máscaras de animais para os alunos e conte a história com ênfase e
criatividade, se possível interaja com os alunos durante a contação fazendo
pequenas dramatizações; incentive a participação de todos os alunos nas canções
da Dona Baratinha.
4ª Atividade:aproximadamente 10 minutos.
·
INTERPRETAÇÃO
DA HISTÓRIA
Após a contação da história faça questionamentos para verificar o entendimento e o
raciocínio dos alunos sobre conhecimentos adquiridos:
·
O que vocês acharam dos animais que queriam casar
com Dona baratinha? Eram todos bonitos e elegantes?
·
Quais foram os animais que queriam se casar com
Dona Baratinha?
·
Quantos foram os pretendentes da Dona baratinha?
·
De onde vieram os convidados?
4ª Atividade:aproximadamente 10 minutos.
Após este momento, apresente a história em forma de
escrita para os alunos: entrando no mozila Firefox- Google- e no site http://www.contandohistoria.com/donabaratinha.htm, professor
leia de forma clara e com fluência.
Avaliação
Professor é muito importante observar se os alunos
estão interagindo e participando das atividades propostas para que haja um
aproveitamento positivo no processo de ensino aprendizagem. A avaliação
ocorrerá em toda a aula, enfatizando se o aluno ouviu e entendeu a história
contada e dramatizada. Se houve interação e
participação de forma global, sendo também importante observar as reações
individuais e grupais a fim de fazer novas intervenções em relação à aula
planejada.
Recursos Complementares:
·
Livro de História;
·
Notebook e data show;
·
Internet;
·
Lápis de cor;
·
Máscaras de animais;
·
Violão/teclado.
Referências:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31308 acessado dia
28/05/2012 às 13h10min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário