Identificação
Estagiário: Eliete Gonçalves Santos Souza |
Curso: Pedagogia Período: 6º Módulo: 3 |
Escola Estagiada: Escola Municipal João Luiz dos Santos |
Disciplina: Matemática/Ciências |
Tema: Meio Ambiente e a Matemática/ Sistema Nervoso |
Série/Período: 5º Ano Turma: A Turno: Matutino |
Professor Titular: Maria Deosmira Alves Teixeira Data: 30/11/2010 |
Assinatura do professor titular____________________________________________ |
Tema: Meio Ambiente e a Matemática/ Sistema Nervoso
Objetivos:
- Interpretar gráficos de linhas.
- Desenvolver a interpretação, atenção e raciocínio.
- Perceber o papel de recursos matemáticos no estudo de mudanças ambientais.
- Desenvolver noções que favorecem estimativas de áreas.
- Compreender a importância da preservação do meio ambiente.
- Conhecer as funções do Sistema Nervoso.
- Identificar as partes do Sistema Nervoso e suas funções.
- Promover socialização e descontração através de jogo pedagógico.
Aspectos Metodológicos:
- Conversa informal sobre a floresta Amazônica e a porcentagem que tem sido devastada.
- Leitura do texto informativo, pág. 136 do livro didático de Matemática.
- Debate sobre o texto, explorando comentários livres dos alunos.
- Copiar e resolver as atividades: “Conversando sobre o texto”, pág.136 e 137.
- Correção e debate sobre as atividades propostas.
- (Ciências) Explorar sobre o que os alunos entendem por memória.
- Explicar que as pessoas usam diferentes estratégias para memorizar, que a memória é parte essencial do processo de aprendizagem.
- Deixar os alunos falarem sobre suas experiências.
- Leitura e debate participativo com os alunos sobre o Sistema Nervoso, pág. 104 e 105 do livro didático de Ciências.
- Copiar e resolver as atividades para organizar os conhecimentos, pág. 106 e 107.
- Promover um jogo de memorização, atenção e reflexão sobre o conteúdo estudado. (Dividir a classe em três grupos. Tomar o devido cuidado para que não haja nenhuma comunicação entre os participantes. Entregar uma ficha com o nome de uma das partes que compõem o encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) para cada aluno e orientá-los para que não contem, nem mostrem a nenhum colega e, dessa forma, desconheçam os componentes de seu grupo. Os alunos deverão posicionar-se em círculo, em pé. Após a estagiária terminar de falar a função, apenas os alunos que fazem parte do grupo do órgão correspondente devem se abaixar. Os alunos que permanecerem em pé ou abaixarem erroneamente saem do jogo. Ganha o jogo quem obtiver mais acertos. Aproveitar o jogo para discutir o respeito pelo outro e explorar o erro como uma das formas de estímulo à aprendizagem.)
Conteúdo:
Interpretar gráficos de linhas; introdução do Sistema Nervoso; copiar e resolver atividades pedagógicas; propor a interpretação, atenção e raciocínio através de jogo educativo, fixar e avaliar.
Formas de Avaliação:
O aluno será avaliado através da observação, levando em conta a participação e o envolvimento com as atividades realizadas.
Referências Bibliográficas:
CRUZ, José Luiz Carvalho. Projeto Pitanguá: Ciências - 5º Ano. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 2008.
MILANI, Estrela, IMENES, Luiz Márcio, LELLIS, Marcelo. Projeto Conviver: Matemática - 5º Ano. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário